receitas e Conteudos

Gaspacho Paleo

IMG_0022

Não há nada melhor em dias quentes de Verão que, um delicioso gaspacho fresquinho! Porque não o transformar numa refeição completa e paleo?

Costumo fazer este gaspacho extremamente saboroso e refrescante, misturando receitas Alentejana e Espanhola.   Preparo de início como se fosse um gaspacho Alentejano, com os vegetais todos cortadinhos e misturados, temperados e vão ao frio por umas horas, para os sabores se misturarem e intensificarem (neste caso foram 7h, mas pode ser deixado de um dia para o outro). Depois, trituro tudo junto, mas grosseiramente. Se fosse fazer um “Gazpacho Andaluz”, passava tudo depois de ser triturado por um passador de rede e era servido o creme passado. IMG_0011

Gosto da mistura dos dois, a técnica Alentejana para o ganho de sabor/intensidade, e o passar dos vegetais, embora mais grosseiramente, para obter um creme texturado. Depois adiciono os toppings…. quase tudo vai bem, mas o ovo cozido picado, o presunto fininho, a muxama de atum, figos em quartos com casca (experimentem, fica uma delícia), pêssego maduro, aipo ou bolbo de funcho picado, amêndoas laminadas, cebola frita… transformam esta sopa fria numa refeição completa para o Verão!

A receita base:

-8 tomates maduros

-2 pepinos sem casca

-1 chalotta

-1 pimento laranja pequeno

-6 colheres de sopa de Azeite

-3 colheres de sopa de Vinagre de maçã

-Flor de sal qb

-8 cubos de gelo

1.Cortar tudo aos cubos e deixar no frigorífico com as pedras de gelo a repousar (mínimo 6h).

2.Triturar tudo junto e rectificar os temperos.

3.Servir com os toppings à escolha.
FullSizeRender (27)