receitas e Conteudos

Filosofia Alimentar

“Numa época em que o Mindfullness está na boca do mundo, penso que encontrei finalmente a definição que faz mais sentido para explicar o que este detox fez por mim e pela minha família há um ano atrás. Ao cumprirem o detox certinho durante os primeiros 30 dias – onde certinho é ter todos os elementos no prato, de preferência inteiros e mastigáveis – ao fim dos 30 dias vão passar a ter uma ALIMENTAÇÃO CONSCIENTE! E isto é o que define o meu estilo de vida actual…

Sim, é verdade…eu não caço bichos nem colho plantas! Não vivo no paleolítico. Mas eu olho sempre para o que estou a comer. Olho consciente para ver se tenho os elementos todos no prato… e olho para todos os rótulos (até aqueles em chinês!).

Boas mudanças!” by Raquel Raposeiro

Um regime paleo não é mais que, fazermos uma alimentação conscienteEu “escolho o que como e quando como”!

O princípio que é defendido pelos investigadores em nutrição que advogam a dieta Paleo é baseado na ideia de comer alimentos que geneticamente o nosso corpo foi concebido para comer. Defendem que a nossa estrutura genética, é basicamente a mesma dos nossos ancestrais do período do paleolítico, uma vez que o período em que estivemos no paleolítico é da ordem dos 2,5 milhões de anos, tendo o surgimento da agricultura, altura em que se dá o fim do período paleolítico, acontecido há apenas 10 milhares de anos. A fisiologia humana básica pouco se alterou em 40 000 anos.

O regime alimentar adoptado no paleolítico (antes do advento da agricultura e da domesticação de animais), adapta-se perfeitamente à nossa estrutura genética. Estes alimentos obtinham-se através da caça (carne e peixe) e colecta de vegetais, tubérculos, frutas, frutas oleaginosas e sementes.

Muitos alimentos recentes, da nossa civilização actual, entram em conflito com a nossa estrutura genética, causando uma série de distúrbios e danos no nosso corpo, e é isso que nos torna gordos e doentes.

Então e o que é que eu como? Ora bem… refeições deliciosas, simples, fáceis de preparar, comida verdadeira, fresca e alimentos naturais que nutrem o organismo: carne, peixe, vegetais, fruta e frutos secos. Escolho alimentos densos em nutrientes, ricos em vitaminas e sais minerais naturais. Prefiro estes alimentos em alternativa a alimentos processados mais calóricos e mais pobres em nutrientes. Não estou de “dieta”, como o que preciso para me manter forte, com energia, saudável, com o meu sistema imunológico equilibrado e com o meu peso ideal.

 Ver a lista de compras