receitas e Conteudos

O que não vamos comer?

Lacticínios

Se pensarmos que o Homem é a única espécie que bebe leite após o período de amamentação, torna a coisa ainda mais estranha, certo? E beber leite de vaca que está “desenhado” para o crescimento de um animal de grande porte e para um crescimento rápido, ainda mais… Não é de facto um alimento interessante para nós humanos consumirmos ao longo da vida e não é uma fonte de cálcio interessante, como nos tentam fazer acreditar. Em adição a esta reflexão, sabe-se que o leite de vaca contém açúcar (lactose), hormonas de crescimento, bactérias e antibióticos, que produzem uma forte resposta da insulina do sangue (processo regulador dos níveis de açúcar) e são responsáveis por processos inflamatórios e alergénicos no nosso organismo. Dito isto, neste regime estão OUT: leite, queijo, iogurtes, natas… a única excepção é a manteiga que deve ser clarificada.

O leite não entra no regime paleo pq uma grande quantidade da população tem intolerâncias –à lactose (açúcar do leite) e à caseína (proteína do leite).

 

Cereais/Falsos Cereais

Os cereais e falsos cereais*, contêm antinutrientes** e glúten (proteína inflamatória), que podem causar irritação e alteração do funcionamento do trato gastrointestinal e produzir inflamações ao longo do organismo. Todos são sementes que contêm reservas de amidos, por conseguinte HC que alteram o equilíbrio do açúcar no sangue e provocam libertação da insulina, contribuindo para a produção de reservas de gorduras. Assim estão de fora do nosso regime todos os alimentos processados à base de cereais: trigo, cevada, aveia, centeio, milho, arroz, etc; massas; pão; bolachas; bolos…

Glúten – proteína existente em cereais. O glúten existente hoje em dia é completamente diferente do glúten consumido pelos nossos avós. Ao longo do tempo, anos, os grãos dos cereais têm sido geneticamente modificados e por isso os nossos organismos estão a ficar cada vez mais intolerantes a ele. Muitas pessoas têm sido diagnosticadas com doença celíaca (uma condição auto-imune, qua causa o corpo a atacar-se a si próprio, quando o glúten é consumido). Algumas pessoas têm alergias alimentares quando comem glúten e há a grande maior parte da população que tem sensibilidade os sintomas podem variar (inchaço intestinal, dores de estômago, dores de cabeça, irritabilidade, moleza e cansaço).

 

Falsos cereais, não são da família das plantas dos cereais, mas são sementes comestíveis, como o trigo sarraceno, bulgur, quinoa, millet… no detox paleo, nem cereais, nem falsos cereais! A razão é a de que são na sua composição existem substâncias que impedem a absorção óptima de vitaminas, mesma razão pela qual não são consumidos cereais (trigo, arroz, aveia, milho, cevada…)

 

Leguminosas

Têm a reputação de ser saudáveis, mas pelo conhecimento empírico comum sabemos que são responsáveis por gases e inchaços, não devendo ser consumidas em grande quantidade ou numa base regular. Assim como os cereais, as leguminosas também têm na sua composição antinutrientes*. Mesmo fazendo a demolha, germinação ou fermentação, são difíceis para o corpo digerir e não ajudam à tarefa da absorção dos nutrientes. Desta forma estão OUT (queremos durante estes 30 dias o organismo a absorver a maior quantidade de nutrientes possível)!

As leguminosas contêm fitatos, que impedem a absorção de minerais no organismo. São também muito difíceis de digerir (bloqueiam enzimas digestivas e provocam gases…).

(Atenção ao amendoim que é uma leguminosa. O feijão verde e as ervilhas tortas, podem ser considerados mais legume que leguminosa e estão IN).

 

Açúcares

Eliminar todo o açúcar da nossa alimentação é tarefa impossível. Todos os Hidratos de Carbono existentes nos vegetais e frutas, são essencialmente açúcares. Do ponto de vista de saúde e para perder peso, o que necessitamos é de eliminar açúcares simples e adicionais/adicionados à nossa alimentação. Açúcar é açúcar, e todos os tipos de açúcar incluindo o mel de boa qualidade, produzem uma resposta de insulina no sangue. Depois do detox de 30 dias, incluir mel ou xarope de ácer de vez em quando, pode incluir como um bónus…

O açúcar não tem valor nutricional, são calorias vazias e o açúcar refinado é processado, o mascavado é o refinado, corado com melaço, logo igualmente pouco interessante do ponto de vista nutricional.

 

Alimentos processados

A maior parte dos alimentos de prateleira de supermercado, mais pobres em nutrientes, longa vida de prateleira embalados.