receitas e Conteudos

“Leite” de frutos secos Home Made, fácil, fácil!

IMG_7438

Fazer leites de frutos secos em alternativa a comprá-los num pacote, tem muitas vantagens. Controlamos facilmente o que colocamos no produto final, temos a garantia que não há conservantes e açúcares adicionados, já para não falar no preço de custo. Estes leites são muito ricos em proteínas, sais minerais e vitaminas, havendo enormes vantagens (para além das gustativas) se os consumirmos numa base diária.

E há outra questão ainda, conseguimos fazer “reciclagem” dos sub produtos… passo a explicar… quando fazemos o leite de amêndoas, avelã, caju, etc, ao triturarmos e passando o liquido, ficamos no passador com a polpa do fruto seco. Podemos facilmente transformá-la numa “farinha” a ser utilizada em bolos e bolachas (yummm)!

Ora sigam a receita…

1 copo de avelãs (ou amêndoas, cajus,…)

3 a 4 copos de água

1 tâmara sem caroço (opcional)

1 c. sopa de cacau cru (opcional)

1 colher de sopa de maca (opcional)

 

1.Deixei um copo de avelãs de molho, uma noite no frigorífico.

2.No dia seguinte escorri a agua.

3.Juntei 3 ou 4 copos de agua mineral (dependendo da intensidade pretendida) e uma tâmara (opcional). Triturei tudo e passei com passador de pano.

4.Juntei uma pitada de flor de sal (para a variante de chocolate e maca, uma colher de sopa de cada).

O procedimento é igual para outros frutos secos.

Com a polpa dos frutos secos, que fica depositada no passador de pano, normalmente coloco num tabuleiro e levo ao forno a secar, apenas uns minutos a 160ºC. Depois deixo arrefecer e esfarelo com as mãos, esta “farinha” de frutos secos, de forma a que fique solta. Estas “farinhas” são óptimas para bolos paleo, como o meu bolo de cacau que é uma receita com sucesso garantido e adequada a todas as idades (vejam livro “30 dias para mudar de vida, detox paleo, Snack#3).