receitas e Conteudos

Lanche de Halloween

halloweenEmbora o tradicional por cá seja a celebração do “Pão por Deus”, o Halloween ou “Dia das Bruxas” é cada vez mais popular. Inicialmente era festejado apenas nos países anglófonos, no dia 31 de Outubro, véspera da festa cristã “Dia de todos os Santos”, actualmente a sua popularidade é cada vez mais internacional. As crianças adoram a festa, as histórias, o mistério, os adereços de bruxas, fantasmas, morcegos e todas as figuras assustadoras. Sim, também é uma estratégia comercial, mas e o Natal não é? Para nós é mais uma data de partilha e festa (somos festeiros) e vamos gerindo sem grandes despesas. O mais crescido começou a falar no assunto o ano passado, uma vez que na creche teve uma festa em que os meninos podiam ir mascarados e acabaram por fazer as duas versões, um dia “Pão por Deus” e outro de Halloween.

Este ano com a aproximação da festividade, voltei a ter pedidos de abóboras assustadoras e bolachinhas alusivas ao tema.

Ontem metemos mão à obra e fizemos esta versão super saudável que, qualquer atleta gostaria de incluir num pré ou pós treino 😉

Bolachas Halloween:

-30g manteiga de amêndoa

-50g compota de framboesa (usámos da marca #Dalfour, sem açúcar)

-100g de mel biológico

-50g pasta de tâmaras Medjoul caseira com especiarias (cravinho, gengibre e canela em pó)

-70g farinha de amêndoa

-30g farinha de aveia

-70g farinha de banana verde

-30g de linhaça dourada em pó

-40g farinha de araruta

 

1.Juntámos todos os ingredientes e amassámos com as mãos até formar uma bola.

2.Esticámos a massa (usei um pouco de polvilho para esta não colar à bancada) e fomos cortando as bolachinhas com a ajuda de formas temáticas (morcegos, caveiras, abóboras, gatos e fantasmas).

3.Foram ao forno a 180ºC cerca de 8-10 minutos.

Como o lanche não ficava completo só com as bolachinhas, fizemos também um sorvete de “miolos e sangue” (framboesa) com “olhos assutadores” (lichias e mirtilos).

 

Sorvete de “miolos e sangue”:

-250g framboesas congeladas

-água qb

-4 gotas de stévia líquida

 

1.Misturámos tudo e triturámos com ajuda da varinha mágica.

2.Colocámos em taças e servimos com as lichias recheadas com mirtilos.