receitas e Conteudos

A DGS e Pingo Doce dizem que a bolacha Maria é saudável…

A escola dos meus filhos, juntamente com o Pingo Doce, organizou uma acção sobre a roda dos alimentos e alimentação saudável, conduzida pela nutricionista do PD. A ideia foi de darem às crianças de 3, 4 e 5 anos, uma aula sobre “Brincar à roda dos alimentos e aprender que comer bem é divertido”. Até aqui tudo fantástico!
No final ofereceram uma caixa de bolachas Maria marca Pingo Doce, para as crianças trazerem para casa! A mensagem sobre alimentação saudável foi completamente baralhada com esta oferta final, o meu filho de 4 anos veio dizer para casa “afinal podemos comer bolachas Maria de vez em quando que é saudável”. Liguei para o PD a fazer o meu protesto e a resposta foi a seguinte: a DGS (Direcção-Geral da Saúde) preconiza na (des)actual roda dos alimentos as seguintes recomendações diárias: 1 PORÇÃO DE CEREAIS = 1 pão (50 g) = 5 colheres de sopa de cereais (35 g) = 1½ batata de tamanho médio (125 g) = 2 colheres de sopa de arroz/massa crus (35 g) = 4 colheres de sopa de arroz/massa cozinhados (110 g) = 6 bolachas tipo Maria/água e sal (35 g)…  (já estão a ver a confusão!) e portanto, a nutricionista limitou-se a escolher as bolachas que, até são “recomendadas” pela roda dos alimentos usada, completamente ultrapassada!

Ora, um pacote de bolachas tipo Maria tem na sua composição: farinha de trigo refinado, açúcar refinado (cada pacotinho de 25g, 4 bolachas o equivalente a cerca de 7g = a um pacote de açúcar), óleo de palma, xarope de glucose/frutose, leite em pó, sulfitos…

bolacha-maria
Como é que isto é possível acontecer nos tempos que correm (em que estamos todos muito mais informados), as pessoas com papeis importantes na saúde pública não se questionam?

Roda dos Alimentos DGS